|
|
|
|
Que brinquedos você queria ter quando criança?
Lá na década de 80… como filho caçula tinha desejo pelos brinquedos do meu irmão mais velho. Pela diferença de idade era uma conquista fazer com que ele dividisse ou desse oportunidade de brincar.
Depois de muito tempo meu irmão cansou, e acabou me cedendo com muito custo as suas pequenas coleções de figuras de ação entre elas os Comandos em Ação (G.I.JOE) e da turma do He-Man. Esses que foram clássicos na mão da criançada da década de 80.
A diversão era garantida e o sofá era um ringue de batalhas. Contudo nos tempos de hoje as coisas mudaram, ficaram mais rápidas, digitais e as crianças sem paciência. Talvez? Mas eu não deixo de lembrar dos detalhes daquela época e como foram importante para a minha formação de hoje.
"Esses brinquedos fiseram parte da infância da maioria dos caras da minha idade de hoje, e que futuramente venham colecionar ou entender esse universo”
Hj adulto, Pai e designer relaciono essas referências e lembranças criando oportunidades e desenvolvendo produtos e Arte para colecionadores.
O Formato Bootleg…
É um termo para designar um produto que não é original, que é ilegítimo.
Esse nome porque as peças lembram a estética rudimentar dos bonecos de ação não licenciados produzidos fora dos Estados Unidos entre as décadas de 70 e 80; estes, inclusive, são agora itens de colecionadores.
Hoje conceitualmente virou uma maneira de artistas independentes celebrarem a sua juventude moldando, fundindo e embalando bonequinhos colecionáveis de plástico e resina.
Esses bonecos de ação artesanais são normalmente moldados e pintados a mão, e as vezes, são feitos com partes reaproveitadas. O termo "kitbashing" (neologismo, algo como "gambiarra"), que se refere ao uso de partes diferentes de diversos bonecos para criar um novo, é muito comum nessa cultura.
O que antes era restrito às grandes empresas de brinquedos, nos últimos anos com os avanços da tecnologia e a produção individual e fabricação handmade abriram novas oportunidades criativas para esses artistas.
A apropriação faz parte do apelo e brincadeira. Muitos acham que quanto mais exótica a referência, melhor. A pseudopropaganda desses bonecos, incluindo as embalagens, faz parte da sedução do brinquedo como produto final.
Sou mais um dos diversos criadores que estão transformando figuras de ação em algo artesanal, temático e artístico. Onde essas peças de arte sejam colecionadas.
Aviso Geral:
Todas as figuras e produtos são itens de propriedade artísticas, intelectual e autoral. Artistas são convidados a participar e cedem limites de suas imagens e marcas. A intermanus respeita e não dá passos sem o consenso do participante sendo ele Artistas ou não.
Temas específicos onde a importância e a velocidade de lançamento se interpõe aos combinados tratados dos participantes, não têm intuito de trazer danos intelectuais e de imagem. E sim juntos aproveitar o momento em que se torna oportuno e especial para o específico tema e lançamento.
Os produtos não são patrocinados, endossados ou afiliados a artistas ou suas subsidiárias ou empresas afiliadas e/ou licenciadores terceirizados, salvo indicação em contrário (colaborações).
"A intenção não é a individualidade e sim a junção de parcerias onde ambos tenham ganhos."
A Intermanus® não é responsável por itens quebrados devido ao manuseio indevido pelos remetentes.
Intermanus®